Curtas

A partir do dia 09/07/2017, a transferência entre linhas municipais de Diadema e São Paulo e linhas de trólebus será tarifada em R$1,00 nos terminais Diadema, Piraporinha e São Mateus. [05/07/2017 - 14h30]

De acordo com publicação do Diário Oficial de São Paulo, de 03/02/2017, o ponto final das linhas 020, 022, 131 e 492, em Carapicuíba, passará a ser na altura do nº 262 da Rua Ten. José Nogueira, um pouco acima do terminal oficial atual. Data ainda não definida. [03/02/2017 - 11h25]

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Os veículos do transporte seletivo

O transporte seletivo de passageiros - linhas de ônibus urbanos com veículos e passagens diferenciados - na Grande São Paulo, hoje, está restrita às linhas metropolitanas. Apesar do valor diferenciado da passagem, o serviço, em muitos casos, ainda se assemelha ao transporte comum.


Os veículos que realizam este transporte, em sua maioria, são ônibus rodoviários com chassi com motorização dianteira. Há poucas empresas que operam com chassis com motor traseiro e um número menor ainda que operam com ônibus "Intercity" - ônibus com carroceria urbana adaptada para transporte rodoviário.


Seguem-se dois exemplos de veículos que operam esse serviço na Grande São Paulo: um Viaggio G7, da Publix, e um Apache Vip II da Viação Miracatiba.






Viaggio G7 - Há alguns dias entraram em circulação cinco novos Marcopolo  Viaggio 900 G7, da Publix Transportes, nova operadora metropolitana, da região do ABC, que substitui as empresas Interbus, Utinga e Humaitá. Esses veículos, ainda fabricados sobre chassi Mercedes Benz OF1722M, podem ser considerados como referência neste tipo de transporte. Possuem monitores de TV, som ambiente, uma mesinha nas costas dos bancos, onde podem ser apoiados notebooks, bagageiros internos, tomadas para carregar celulares e notebooks e internet wireless. O veículo possui ainda ar-condicionado, com saídas próprias para cada banco, como em um rodoviário. Detalhe é que as janelas não são seladas e sim corrediças. E por fim, bagageiro externo, onde podem ser acondicionados as malas dos passageiros.


O veículo tem bom desempenho e é bem confortável. Um convite e tanto para que os trabalhadores deixem seus carros em casa. Esses novos Viaggio G7 rodam na linha 470TRO São Paulo/Aeroporto de Congonhas - Santo André/Jardim São Jorge e possui tarifa de R$6,50






Apache Vip II - Agora, apresentamos um outro exemplo de linha com ônibus seletivo. Desta vez o veículo é um Caio Apache Vip II Intercity, montado sobre chassi VolksBus 17-230 EOD, da Viação Miracatiba. Embora seja utilizado em linhas seletivas, este veículo lembra mais seus irmãos das linhas urbanas. A começar pela entrada: porta de folha dupla, tal qual seus irmãos urbanos. As janelas são o diferencial no desenho exterior: padrão rodoviário, corrediça. Internamente, impossível deixar de notar os bancos altos sobre as caixas de rodas, característica marcante da simplicidade das carrocerias urbanas. Os bancos são estofados e reclináveis, tipo rodoviário. O desenho do tecido que reveste o banco é igual ao dos urbanos da Caio. Possui  
bagageiros internos para o acondicionamento de bolsas e pacotes.O veículo nem de longe tem o conforto dos Marcopolo G7 ou, pra ficarmos na própria Caio, do Giro, modelo rodoviário da encarroçadora. Muito pouco pra compensar os R$5,95 da tarifa.

Uma maneira eficiente de tirar veículos das ruas é oferecer ao cidadão uma alternativa que seja capaz de fazê-lo trocar o conforto do seu veículo pelo transporte público. No entanto, falta às gerenciadoras e à algumas empresas sensibilidade para dar esta opção. Se as empresas querem aumentar seu número de passageiros, tem de aprender a tirar o motorista de trás do volante. É isso o que a Publix está fazendo, e é isso que outras empresas precisam começar a fazer...

Fonte: Revista Interbuss
Imagens: José Euvilásio Sales Ferreira/Revista Interbuss


Um comentário:

  1. Pelo jeito foi só marketing. Confiram agora a situação da linha 470, que liga o ABC ao aeroporto de Congonhas. Os velhos micro-onibus voltaram. Destes ônibus ai, nem sinal.

    Facebook.com/passageirosemapuro

    ResponderExcluir