Curtas

A partir do dia 09/07/2017, a transferência entre linhas municipais de Diadema e São Paulo e linhas de trólebus será tarifada em R$1,00 nos terminais Diadema, Piraporinha e São Mateus. [05/07/2017 - 14h30]

De acordo com publicação do Diário Oficial de São Paulo, de 03/02/2017, o ponto final das linhas 020, 022, 131 e 492, em Carapicuíba, passará a ser na altura do nº 262 da Rua Ten. José Nogueira, um pouco acima do terminal oficial atual. Data ainda não definida. [03/02/2017 - 11h25]

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Governo do Estado inicia testes para utilização do cartão do ônibus intermunicipal (BOM) na rede metroferroviária





O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, inicia no próximo dia 13, terça-feira, os testes para a utilização do Cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) nas linhas do Metrô e da CPTM.  O local que servirá como piloto será o Terminal Palmeiras-Barra Funda, por ter grande fluxo de usuários e por já integrar fisicamente Metrô, CPTM e ônibus metropolitanos. A previsão é de que em até um ano os usuários do cartão BOM poderão utilizá-lo em toda a rede de trens e metrô.
O projeto visa atender a antiga reivindicação dos usuários: permitir que a mesma forma de pagamento utilizada nos ônibus metropolitanos (EMTU/SP) possa valer também no Metrô e nos trens da CPTM.

Como funciona o novo sistema

O sistema funcionará assim: os leitores de cartões instalados nas estações da CPTM e do Metrô serão substituídos por equipamentos dotados de uma nova tecnologia que permite a leitura dos dados do cartão BOM e do Bilhete Único, liberando então a catraca. Na fase inicial, os valores pagos pelos usuários ainda não serão alterados, mas o objetivo futuro é a integração tarifária em toda a Região Metropolitana de São Paulo.
A unificação da forma de pagamento nos diferentes sistemas de transporte da RMSP facilitará a adoção de novas políticas tarifárias (integração, descontos, viagens temporais etc.) e de gestão de transporte (redimensionamento da rede, racionalização, equilíbrio da receita e conseqüente redução de custos), beneficiando diretamente os usuários do transporte público.
O Cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) da EMTU/SP já é utilizado em mais de 600 linhas de ônibus intermunicipais da RMSP e agora se integrará a 160 estações do sistema sobre trilhos (93 da CPTM e 67 do Metrô).

Como funciona o atual sistema de pagamento

Atualmente são aceitos o Bilhete Único que integra o sistema municipal de linhas de ônibus com o sistema metroferroviária e o bilhete magnético na rede CPTM, Metrô e Via Quatro. O BOM é utilizado nos 5 mil veículos do sistema metropolitano que interligam 39 municípios da Grande São Paulo. No Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) ainda é utilizado o bilhete magnético.
Nas linhas municipais de ônibus da cidade de São Paulo, o pagamento é feito por meio do BU (Bilhete Único). As cidades de Cotia, Taboão da Serra, Carapicuíba, Mairiporã, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul aceitam também o cartão BOM. E outros municípios da RMSP têm seu próprio cartão de pagamento de tarifa.
Para permitir o uso do Cartão BOM como pagamento no sistema metroferroviário, além do Bilhete Único, foi elaborado um convênio entre as empresas operadoras CPTM, Metrô, Concessionárias e EMTU/SP, para definir os aspectos jurídicos, regras de negócios, requisitos tecnológicos, entre outros itens necessários para viabilizar a ação.
COMO OBTER O CARTÃO BOM E O BILHETE ÚNICO

Cartão BOM

Para obter  informações, o interessado pode ligar para o Consórcio Metropolitano de Transporte – CMT no telefone 0800 - 771 1800 ou por meio do site www.cartaobom.net, onde pode ser feito o cadastro com retirada do cartão no posto indicado em sete dias corridos.

Bilhete Único

O Bilhete Único pode ser obtido nas lojas e postos autorizados da SPTrans. Mais informações estão disponíveis no site  www.sptrans.com.br. 

Fonte: EMTU/SP

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