Curtas

A partir do dia 09/07/2017, a transferência entre linhas municipais de Diadema e São Paulo e linhas de trólebus será tarifada em R$1,00 nos terminais Diadema, Piraporinha e São Mateus. [05/07/2017 - 14h30]

De acordo com publicação do Diário Oficial de São Paulo, de 03/02/2017, o ponto final das linhas 020, 022, 131 e 492, em Carapicuíba, passará a ser na altura do nº 262 da Rua Ten. José Nogueira, um pouco acima do terminal oficial atual. Data ainda não definida. [03/02/2017 - 11h25]

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Linha 412 deixa de transportar passageiros em pé (será?)

Foto: Arquivo

Algo que nunca deveria ocorrer, mas ocorre, está deixando de acontecer esta semana. Motoristas da linha seletiva 412 - Embu das Artes (Pq. Pirajussara) x São Paulo - (Rodoviária Tietê) - foram "orientados" pela Viação Pirajuçara, empresa que opera a linha, desde a última segunda feira (12), a não permitir mais a viagem de passageiros em pé. Na prática, quando todas as poltronas são ocupadas (os veículos seletivos da empresa possuem 47 lugares) , ao longo do trajeto, o motorista deixa de embarcar passageiros nas paradas. Ao menos alguns deles param o coletivo ao ver um passageiro solicitando parada e explicam para eles a orientação que receberam.

Nas linhas seletivas, por lei (Artigo 55, inciso I, alínea j, do decreto 24.675, de 30 de Janeiro de 1986), é vedado o transporte de passageiros em pé. Mesmo com a proibição, diversos passageiros já relataram no Twitter esse tipo de ocorrência em diversas linhas seletivas, como na própria 412, 280BI (Cidade Universitária x São Bernardo do Campo), 308 (Barra Funda x Cotia) e 278 (Osasco x Guarulhos). A EMTU diz que realiza fiscalizações e aplica multas às empresas pra coibir esta prática.

As linhas seletivas operam com veículos rodoviários - dotados de bagageiro externo - ou veículos Intercity, que são ônibus urbanos mas com carroceria adaptada à de um veiculo rodoviário, contanto com apenas uma porta, poltronas reclináveis e bagageiro interno, como este.

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