Curtas

A partir do dia 09/07/2017, a transferência entre linhas municipais de Diadema e São Paulo e linhas de trólebus será tarifada em R$1,00 nos terminais Diadema, Piraporinha e São Mateus. [05/07/2017 - 14h30]

De acordo com publicação do Diário Oficial de São Paulo, de 03/02/2017, o ponto final das linhas 020, 022, 131 e 492, em Carapicuíba, passará a ser na altura do nº 262 da Rua Ten. José Nogueira, um pouco acima do terminal oficial atual. Data ainda não definida. [03/02/2017 - 11h25]

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Minuta de edital sugere mais ônibus articulados em linhas intermunicipais

Foto: Arquivo

A minuta do edital - documento preparatório do edital definitivo - da próxima licitação dos ônibus intermunicipais, gerenciados pela EMTU/SP, dá indícios de que pode haver a presença de mais ônibus de maior capacidade no sistema, como articulados, super-articulados e até biarticulados.

Em um trecho de um dos anexos do edital, é citado o tipo de veículo mínimo e máximo de acordo com a demanda diária da linha. O texto diz que "Deverá ser rigorosamente observado o uso dos ônibus padronizados por tipo de linhas ou serviços que foram classificados de acordo com a demanda média de dias úteis". De acordo com o documento, linhas com demanda diária (dia útil) maior que 15,001 passageiros deverão utilizar, no mínimo, veículos articulados de 23 metros. 

Tipos de ônibus por demanda. Fonte: Secretaria dos Transportes Metropolitanos

O anexo diz ainda que as concessionárias terão 12 meses para adequar as linhas à regra, a contar a partir da data de início das operações sob vigência do novo contrato.

Intervalos


Outro aspecto apontado pela minuta é a definição de limites de intervalo de acordo com a demandas das linhas. Para linhas com demanda acima de 15 mil pessoas por dia útil, a linha deverá ter intervalo máximo de 7 minutos nos horários de pico. Linhas com demanda entre 10.001 a 15.000 deverá ter intervalo máximo de 6 minutos. Para demandas entre 5.001 e 10 mil pessoas, a linha deverá ter no máximo 10 minutos de intervalo nos picos. Entre 2.501 e 5 mil, intervalo máximo de 20 minutos nos picos, e entre 1.001 e 2.501, máximo de 30 minutos.

Ouvidoria


O documento também menciona que os registros feitos pelos usuários na ouvidoria da EMTU (http://www.emtu.sp.gov.br/ouvidoria/sae.htm) serão considerados para estabelecer critérios para alterações em linhas metropolitanas, bem como criação de novas. Pode ser até que estes registros sejam considerados para estabelecer o edital definitivo, possibilitando assim que o passageiro envie suas próprias demandas a serem consideradas por um meio mais fácil.

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