Curtas

A partir do dia 09/07/2017, a transferência entre linhas municipais de Diadema e São Paulo e linhas de trólebus será tarifada em R$1,00 nos terminais Diadema, Piraporinha e São Mateus. [05/07/2017 - 14h30]

De acordo com publicação do Diário Oficial de São Paulo, de 03/02/2017, o ponto final das linhas 020, 022, 131 e 492, em Carapicuíba, passará a ser na altura do nº 262 da Rua Ten. José Nogueira, um pouco acima do terminal oficial atual. Data ainda não definida. [03/02/2017 - 11h25]

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Você pode apresentar sugestões para a próxima licitação dos ônibus intermunicipais da Grande SP

Foto: Arquivo

A próxima licitação do transporte intermunicipal por ônibus na Região Metropolitana de São Paulo está próxima. O certame é necessário pois a concessão atual, estabelecida em 2006, era válida por apenas dez anos.

Trata-se de um processo importante, uma vez que nela serão definidas as diretrizes a serem seguidas pelas empresas nos próximos 15 anos, prazo estimado para a validade da próxima concessão.

Atualmente, o processo está em fase de consulta pública, no qual a população interessada pode manifestar-se sobre o teor da minuta do edital e seus anexos até o dia 26/01/2017 (atualização abaixo). Nestes documentos estão descritos alguns procedimentos e preceitos de operação e manutenção da frota, comunicação entre as empresas e usuários, características obrigatórias dos veículos, relação de infrações aplicáveis, entre outros. Trata-se de uma leitura longa, porém importante, na qual a população pode tomar conhecimento detalhado das obrigações das empresas e das consequências quando do descumprimento destas obrigações.

Para efetuar a sugestão, o interessado deve utilizar esta planilha, identificando o documento no qual consta o item que deseja alterar ou o assunto no qual deseja incluir algo.

Também é possível manifestar-se de maneira "menos formal", porém válida, pelos canais de atendimento dos órgãos envolvidos, ou seja, EMTU e Secretaria dos Transportes Metropolitanos - STM.

Fale com a ouvidoria da EMTU por aqui

Fale com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos por aqui

Ar Condicionado


Dois pontos interessantes apontados até agora nos documentos são: a padronização dos tipos de veículo de acordo com a demanda de cada linha (como explicamos aqui) e a aparente exigência de ar condicionado, motor traseiro e suspensão pneumática nos ônibus do serviço seletivo. Um trecho do Anexo 14, que trata sobre as especificações dos veículos, mencionam os os itens, dando a entender que esta característica deve fazer parte dos veículos juntamente com outras.

Os documentos que compõem a fase preparatória do edital, inclusive do futuro contrato, podem ser conferidos nesse link: http://www.stm.sp.gov.br/index.php/administrativo/consulta-publica-new.


Atualização 24/01/2017 - 9h32: A Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que a consulta pública para concessão dos serviços de transporte metropolitano por ônibus na Grande São Paulo foi prorrogada, tendo como nova data limite para apresentação de sugestões o dia 02/03/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário